NATAL – Porto Velho cidade das luzes Centrais e da Escuridão Periférica

É muito empolgante ver nossa capital rondoniense se iluminando no período natalino, mês de luz de Jesus, salvador da comunidade cristã, defensor do amor ao próximo e da igualdade entre os homens.

Luz e Escuridão

Porém, em tour pela cidade de Porto Velho o contraste das luzes será nítido, pois parte do centro, o patrimônio histórico -cultural e os prédios públicos modernos estão iluminados e enchem os olhos das crianças e dos adultos ao verem tanta beleza que a iluminação natalina trás pelo sentido de amor, igualdade e gratidão.

Há ainda a outra Porto Velho, escura, sem luzes normais ou natalinas, é a Porto Velho das periferias que ficou sem iluminação por que suas luzes foram roubadas ou por que nunca foram postas.

Mas tudo se ilumina aos poucos

Roubaram as luzes da nossa periferia pois o cabeamento era de cobre metal que possui valor de revenda no mercado, mesmo com baixos lucros em relação ao prejuízo que a ação acarreta para toda a sociedade.

A solução dada pela administração municipal foi trocar de metal, dando espaço ao cobre alumínio, metal de menor valor. A tentativa da administração pública é que o esforço do crime em relação ao ganho econômico não compensem, e assim não haverá o roubo dos cabos e a cidade possa ficar iluminada de rua em rua de bairro a bairro e um dia possa sair da escuridão que assombra as periferias de Porto Velho.

Reflexão Natalina

Que Porto Velho possa entrar no círculo virtuoso prometido da economia que iniciaria pelo agronegócio e se irradiaria para indústria, comércio e serviços e onde roubar cabos de energia não sejam uma possibilidade de ganhos financeiros.

O círculo virtuoso ajudará a concretizar os objetivos de cristo que é a igualdade entre os homens e as luzes natalinas distribuídas na cidade possam encher os olhos e corações dos Portovelhenses do centro e das periferias.

Pois, o maior patrimônio cultural de Porto Velho são os Portovelhenses, por isso precisamos desenvolver as possibilidades do círculo virtuoso para que cada um possa brilhar!

Feliz Natal!

2 Comentários


  1. Muito bem colocado essa questão em relação a iluminação pública, essa é uma observação que tenho feito a algum tempo, principalmente na entrada de nossa capital onde já tive a oportunidade de ver alguns meliantes roubando os cobres que servem para iluminar a entrada de nossa capital tão querida. Sei que precisamos de uma atenção especial de nossos representantes mas também precisamos de uma conscientização da nossa comunidade em especial. Um Feliz Natal a todos.🎄🎄🎄

    Responder

  2. Gostaria que se falassem também da Associação São Tiago Maior que por conta própria está fazendo a diferença na zona leste de Velho, iluminou a associação para visitação da comunidade mais carente que ali mora.
    Criou um maravilhoso presépio vivente que por poucos está sendo visitado.
    Uma maravilhosa representação do Nascimento do Menino Jesus.
    É poucos divulgam…. Por quê?
    Gostaria muito de saber ao final a festa é pra todos!
    Obrigado associação São Tiago Maior por muito fazer por nossa esquecida zona leste.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *