Porto Velho do Tradicional ao Moderno

Outubro vai terminando, mês dos 103 anos de Porto Velho. Nossa equipe de pesquisadores fizeram um estudo antropológico comparativo das duas capitais separadas pelo Rio Madeira.

Porto Velho Tradicional

Onde reside os ribeirinhos que realizaram adaptações ao sistema ecológico através de sua inteligência e engenhosidade, mas também possuem dificuldades por não compartilharem de tecnologias básicas como sistema de encanamento e tratamento de água o que afeta sua saúde, mas esses mesmos ribeirinhos dispõe de outras qualidades de vida que compõe sua identidade como “cabocos” que formam essa sociedade Portovelhense.

Porto Velho Moderna

Do outro lado uma cidade que usufrui de tecnologias da sociedade global, faz uso de internet, smartphone, automóveis entre outros bens e serviços da globalização que produzem conforto e um novo estilo de vida que não é para todos, pois tem custos elevados.

Pós-Moderna

A moderna Porto Velho não é só do “caboco” que desbravou o Rio Madeira, mas de um novo homem que é resultado das práticas e costumes do “caboco”, mas usam as tecnologias da modernidade e de outros grupos que se encontraram aqui na capital onde histórias se cruzam e um povo se forma na Pós-Modernidade.

Quer saber mais!

Curta nosso Facebook ► Portovelhando

Siga nosso Instagram ► Portovelhou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.